Surpreendentes -Trilhas na Ilha do Campeche? será

 

Se você gosta de aproveitar cada segundo de sua viagem e está com planos de visitar Florianópolis, você precisa colocar a ilha do Campeche em seu cronograma de viagem e se aventurar em suas trilhas. Existem 6 opções de trilhas no local, mas uma delas (a caverna dos morcegos) segue interditada por tempo indeterminado. Vale ressaltar que as trilhas só podem ser realizadas na presença de um monitor ambiental, e são pagas (entre R$10,00 e R$20,00), valor que é revertido para a manutenção do local.

A seguir vou listar um pouco mais destas 5 trilhas que vão te levar por um caminho de costões, sítios arqueológicos e lindas formações rochosas:

 

1 – Trilha do Tabuleiro

Esta trilha tem um nível médio de dificuldade e duração aproximada de meia hora (30 min). Recomendo o uso de tênis e não esqueça sua garrafa de água e sua câmera, pois vai precisar dela para registrar momentos incríveis.

A trilha inicia com uma caminhada morro acima, em meio a mata atlântica preservada, e uma vista privilegiada da costa leste da ilha. Em seguida tem uma descida que segue para o costão, onde fica localizado o sítio arqueológico com maior número de inscrições rupestres da ilha, que a levou a ser tombada como patrimônio arqueológico.

 

2 – Trilha Volta Norte

Para essa trilha recomendamos bom preparo físico e disposição para uma caminhada de 2 horas e com alto grau de dificuldade. A trilha segue em direção a costa norte da ilha, em direção a um local conhecido como saco do rosa ou pedra rosa, que é cercado por mata nativa. No caminho também passamos pela Pedra Fincada e um costão com 9 inscrições rupestres. Logo na sequência fica a Pedra Preta do Sul, que é um sítio com aproximadamente 20 inscrições.

Um pouco mais a frente se encontra a Pedra do Ímã, na qual há um ponto que desorienta bússolas. E já no final da trilha encontra-se a Praia da Enseada, onde há um sítio arqueológico com oficinas líticas.

3 – Trilha da Pedra Preta do Sul

A trilha da Pedra Preta do Sul tem um grau de dificuldade médio, e o tempo estimado é de 40 a 50 minutos. A trilha percorre em meio a mata atlântica, sentido leste da ilha do Campeche. No caminho se encontra o mirante, de onde é possível se observar as ilhas costeiras (Xavier, Aranha e Moleques do Sul), além do oceano. A descida que vem a seguir leva a um costão rochoso, onde você vai encontrar mais inscrições rupestres.

 

4 – Trilha da Pedra Fincada

Esta é uma trilha com grau de dificuldade baixo, ideal para iniciantes, tem duração aproximada de 30 a 40 minutos. A caminhada se torna curta quando se observa a paisagem da mata atlântica e leva ao ponto mais alto da Ilha do Campeche, de onde é possível se observar as costas Leste e Oeste da ilha, a Ilha do Xavier, dos Moleques, e as praias localizadas a sudeste.

 

5 – Trilha da Pedra da Vigia

Esta é mais uma trilha com alto grau de dificuldade. São aproximadamente 40 minutos de caminhada, mas reservas paisagens exuberantes aos trilheiros dispostos a se aventurar por ela. Ela leva ao ponto em que o olheiro ficava localizado na época que a caça de baleias era permitida, para avisar os companheiros sobre a aproximação do animal, daí o nome da ilha. Além do mais, do ponto citado é possível avistar toda a costa sudeste da ilha de santa catarina, da Ponta do Falcão, passando pelo Matadeiro e Lagoinha de Leste, Até a Joaquina. Sem falar das ruínas de fornos que eram utilizados para a extração do óleo das baleias, e no sítio arqueológico que possui duas sinalizações e uma oficina lítica com cerca de 30 amoladores.

Enfim, tenho certeza que cada passo do seu passeio vai valer a pena. Apesar de não haver hospedagem na ilha do Campeche, a Pousada Old Beach fica próxima ao ponto de onde os barcos partem e lá também se pode agendar os passeios a ilha.

 

E aí, pronto para a trilha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *