Surfe no Sul de Floripa conheça 3 lugares espetaculares

Que Floripa é o pico do surf no Sul do Brasil não há dúvidas, afinal a capital catarinense, com suas inúmeras praias e com boa parte aptas a prática do esporte, oferece aos surfistas mares distintos, dos mais calmos aos mais mexidos, tudo isso com visuais incríveis.

A melhor época do ano para surfar por aqui é o inverno, pois nessa época grandes swells tendem a se formar, e a geografia da ilha permite surfar praticamente 360 dias por ano. E se unirmos isso à simpatia e receptividade dos moradores e turistas, achamos a receita para Floripa ser o destino preferido de surfistas Brasileiros e Estrangeiros que visitam o Brasil.

Neste post vamos falar das melhores praias para surf de Floripa, com suas principais características. Só lembrando, vale dar uma olhadinha Previsão de Ondas, antes de escolher qual pico você vai.

Praias do Sul

Surf na praia do Campeche

Um lugar bom com muita frequência de grandes swells e quando entram, você precisa correr para lá. Existem grandes chances de você surfar as melhores tubulares da sua vida, com longas paredes de 2,5m, longas e rápidas.

O vento ideal para funcionar é o terral de noroeste. Os locais são conhecidos como campeche de C-Bay ou Campeche’s Bay em alusão a Jeffrey’s Bay na África do Sul.

Quando o tempo está favorável ao surf nesta praia, todos os surfistas de Santa Catarina certamente estarão por lá, nesse caso é bom chegar bem cedo e respeitar o local pois o mar é de todos.

Surf na armação e no morro das pedras

Estas praias são uma continuidade da praia do Campeche. A Armação é um beach-break com fundo de areia e é boa para surf só de vez em quando. As ondas não passam de 1 metro, então é indicado para todos os surfistas, inclusive iniciantes. Se der sorte e pegar um dia com Swell e vento nordeste, é um lugar bem legal para brincar.

O Morro das Pedras é um banco de areia, tipo um point-break. As ondas quebram de frente para pedras, e não é muito próximo a praia, por isso pode não ser um local muito bom para iniciantes. As ondas neste local podem chegar até 2,5m e geralmente quebram da esquerda para direita. O local se torna muito chamativo quando tem swell de sul e leste com ventos de noroeste. É possível que você encontre ondas bem fechadas quando estas chegam próximo a areia, então é bom ter cuidado. Os surfistas da região são bem territorialistas.

Praia do Matadeiro

O Matadeiro se separa da armação por um rio, e para chegar até essa praia você vai ter que passar pela ponte da igreja, ou atravessar com a água na altura do joelho.

A condição para surf do local compensa a dificuldade de acesso, pois frequentemente tem condições para surf. As melhores ondas quebram no canto esquerdo, mas se não quiser ter problemas, é melhor permanecer do lado direito mesmo. Se em outras praias existem problemas com surfistas de fora, aqui são bem mais frequentes. Funciona bem com swells de sudeste e leste nas direitas e noroeste e norte nas esquerdas. Os ventos de sudoeste entram terrais, então são os mais indicados. As ondas podem chegar a 2,5 metros. Apesar de tudo, é um dos melhores picos de surf de Florianópolis.

 

Estas três praias estão localizadas próximas da Pousada Old Beach, em outro post vamos trazer mais alguns picos de surf, como a Praia da Lagoinha de Leste e Naufragados. Acompanhe nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *