Sabes onde fica a Pérola de Floripa?

Em meio a paisagens maravilhosas, vegetação preservada e com um certo grau de dificuldade, encontramos uma das melhores e maiores trilhas da ilha de Floripa: Lagoinha do Leste.

O lugar é, sem dúvida, uma Pérola de Florianópolis. Extremamente preservada, sem construções ou habitações, trata-se de um lugar impar para contemplar a natureza.

O acesso a praia se dá apenas de trilhas ou barcos, já que a mesma é protegida por leis ambientais desde 1992.

São apenas dois caminhos que levam a praia por terra. Um deles é pelo Pântano do sul. Caminho mais curto, porém mais íngreme ou, pela praia do matadeiro. Possui um percurso mais longo, porém ainda mais bonito, pois é rente ao mar.

A trilha tem duração aproximada de 2 horas e 30 minutos e contorna a costa que divide uma praia da outra. Contudo, apesar de haver uma linda vegetação local é rasteira, ela é cheia de espinhos. Portanto, é bom ter cuidado para não se machucar.

Também há algumas ramificações e grandes paredões de pedra na trilha que podem causar algum transtorno ou até por em perigo os menos atentos. Por isso, uma boa dica é estar acompanhado de alguma pessoa experiente,  um nativo (ou manezinho como carinhosamente são chamados) da região ou um guia que já tenha feito o percurso. Caso não tenha guia ou um manezinho à disposição, recomenda-se ir em grupos, para maior segurança.

Para vestir, o recomendável são roupas e sapatos confortáveis. Lembre-se também de levar o  protetor solar e repelente. Por fim, como em qualquer trilha água e um bom lanche não podem faltar. Vale destacar que não existem bares, restaurantes ou qualquer estrutura turística nesta região ou comércio devido as leis de preservação local.

Na volta há quem prefira o caminho via Pântano do Sul, que é mais curto. Entretanto, mais abrupto e vai exigir bem mais disposição, principalmente na primeira parte da trilha: a subida.

Durante o verão, é comum que trilheiros levem barracas para passar a noite na praia ou próximo à mata. Desta forma, é possível aproveitar ao máximo o final de semana em um lugar inabitado, ouvindo o som do mar.

E, no inverno, a trilha é uma boa opção para os esportistas mais românticos. Sem falar que é bem mais agradável o percurso no frio que no calor.

A Lagoinha que dá nome a praia, é um ótimo local para um piquenique a dois, a três, em família ou com muitos amigos, mas não esqueça de levar seu lixo embora.

O que levar: Mochila, bota ou tênis antiderrapante, boné, protetor solar, repelente, lanterna, água, comida, traje de banho, toalha e câmera fotográfica.

Nível de dificuldade: Médio a Elevado

Percurso:  4.304 metros

Distância da Pousada Old Beach:  9,7 km (Aproximadamente 20 min de carro).

Confira como chegar: Veja no mapa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *