Um destino de viagem que possui 42 praias em seu rol de atrações e mais de 120 pontos turísticos, dispensa motivos para convencer a ser visitado. Florianópolis, com suas belezas naturais, encanta seus visitantes não só no verão, mas o ano todo.
Com menos trânsito e pessoas circulando na ilha, característica do verão, é possível aproveitar mais, neste período, os pontos turísticos, praias e trilhas em qualquer parte da cidade, tanto na ilha como no continente.
O começo da chamada baixa temporada, que se inicia no outono, tem a característica de dias quentes e noites amenas, ideal para aproveitar uma praia e conhecer alguns pontos turísticos, a tarde ou à noite, e sentir a leve brisa fresquinha da ilha da magia.
12 Pontos turísticos para conhecer:
Situada na cabeceira insular da ponte, a praça Hercílio Luz conta com uma estátua do ex-governador e também com um mirante, que oferece uma bela vista panorâmica.
O Museu do Homem do Sambaqui, situado dentro no colégio catarinense tem grande importância para o estudo da evolução dos costumes humanos e do próprio homem. Nele, estão expostos quase 200 esqueletos em surpreendente estado de conservação e muitos animais em extinção e objetos históricos.
Museu de Armas Major Antônio de Lara Ribas
O Museu de Armas Major Antônio de Lara Ribas está localizado junto ao Forte Santana, a mais acessível das fortificações da Ilha de Santa Catarina.
O Museu Victor Meirelles ocupa um Sobrado tipicamente luso-brasileiro do final do século XVIII, que no passado foi o local de nascimento do pintor, desenhista e professor Victor Meirelles.
Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa
O Prédio do Museu Histórico de Santa Catarina, sediou o Governo do Estado até 1984 e virou museu em 1986, já recebeu a visita de Dom Pedro I entre outros.
Construída pela Irmandade do Divino Espírito Santo, a obra tem sua história ligada à do Asilo de Órfãs.
Vendedores ambulantes e comércio desenvolvido fazem do Calçadão da Felipe Schmidt, no Centro Histórico, ferver com os passantes. Com prédios antigos e arquitetura preservada.
Foi na região onde hoje está a Praça XV de Novembro que, em 1662, Dias Velho fundou a vila de Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis.
A Igreja Matriz de Florianópolis, mais conhecida como Catedral Metropolitana, está construída no mesmo local onde Dias Velho, fundador da cidade, ergueu uma capelinha para Nossa Senhora do Desterro.
Conta a história que a Figueira Centenária de Florianópolis nasceu em 1871 no jardim da Igreja Matriz, atual Catedral, e que foi transplantada 20 anos depois para o local onde está.
Mercado Público Municipal de Florianópolis
Coração do centro histórico de Florianópolis, o Mercado Público Municipal de Florianópolis é diversão garantida. Com seus box de venda de peixe fresco, lojas de roupas, bares e restaurantes típicos com comida maravilhosas e em alguns dias som ao vivo.
Principal cartão postal de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz foi construída entre os anos 1922 e 1926. Até sua inauguração em 1926, os cerca de 40 mil habitantes de Florianópolis.