Florianópolis não têm só praia!

Floripa reserva uma surpresa em cada canto que se vá. Um exemplo indiscutível deste fato são os Parques Ecológicos Municipais. Basta citar o horto florestal (parque Prof. João David Ferreira Lima). Este local espetacular fica na região central da ilha de Florianópolis. Para quem está hospedado na Old Beach ou vem da lagoa, são 9 km.

Mais conhecido como Parque Ecológico do Córrego Grande, ocupa uma área de 21,3 hectares, e conta com uma infraestrutura diversificada. É mais um motivo de atração durante o ano inteiro. Normalmente é frequentado por grupos, famílias, casais, e tem seu foco voltado à diversão, educação ambiental e ecologia.

Suas trilhas ecológicas proporcionam ótima acessibilidade a todos, independentemente da idade. Foram pensadas para passear, correr ou apenas descansar, sem ofender a natureza. A pavimentação é ecológica, ou seja, não utiliza cimento. Contudo o piso facilita a caminhada.

Ao longo da trilha, foram colocadas cordas-guia e placas informativas em diversos idiomas, incluindo braile e libras.

Quem passeia pelo parque, em pouco mais de 130 metros de trilha, em meio à mata nativa, pode ver mais de 99 espécies de árvores identificadas, além de pássaros e animais silvestres.

Descansar e olhar os macacos?

Depois de conhecer as trilhas, uma boa alternativa é fazer um descanso à beira de um dos lagos do parque. Lá podem ser visto patos, macaquinhos e tartarugas. Contudo, se estiver com crianças e elas não gostarem de ficar paradas (o que sempre acontece!), o local possui um parque infantil com vários brinquedos!

As atividades esportivas também são incentivadas dentro do Parque. A Fundação Municipal de Esportes oferece duas quadras poliesportivas (campo de vôlei e de futebol de areia). Os espaços são abertos à comunidade. Entretanto é preciso reservar com antecedência.

Parque excelente para levar as crianças para brincar. Tem um parquinho ótimo. Trilhas feita em espacial para as crianças. Possui tambem um espaço maravilhoso para se fazer um picnic em família. Um local com equipamentos para fazer exercícios físicos. O parque conta com wifi gratuita para os usuários , uma pista de caminhada em um ambiente extremamente agradável e pode contar com bebedouros em sua extensão

No parque também acontecem aulas gratuitas de Yoga e Meditação ás  quartas-feiras e para participar basta apenas levar uma esteira e força de vontade.

Se sentir fome ou sede tem como tomar um café, comer pipoca, polvinho ou algodão doce. É simples mas tem. Há fraldário e banheiros, mas é bom levar seu material de higiene infantil de casa.

Há Tambem um viveiro e uma estufa para pesquisa e cultura de mudas nativas, o borboletário, que permite contato direto dos visitantes com os insetos, todos nativos da ilha. O espaço busca conscientizar sobre a importância dos animais para a manutenção dos ambientes naturais e da diversidade biológica.

No local também são oferecidas oficinas com o objetivo incentivar as pessoas a adotarem o método dos 3R’s (reduzir, reciclar e reutilizar) no dia-a-dia. As oficinas são abertas tanto para escolas, grupos, quanto para a comunidade em geral. Os grupos já formados podem agendar a visita pelo telefone (48) 3338-0021. Já as pessoas da comunidade interessadas em participar devem fazer o cadastro, e aguardar.

Tem estacionamento gratuito, mas é bem disputado. O horário de funcionamento é bem bom aos finais de semana, ficando aberto o dia todo até as 18h, dando tempo de aproveitar bem. Enfim, vale muito a pena! Em uma hora e meia você aproveita tudo do horto!

Como chegar

Bem Fácil, Para chegar até o Parque Ecológico Municipal do Córrego Grande, Siga pela Av. Campeche até rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, sentido centro e pegue a Rua deputado Antônio Edu Vieira até a rua João Pio Duarte silva na direção ao bairro Itacurubi na Ilha. A entrada para o Parque fica logo depois do posto ipiranga, à esquerda. Há aproximadamente uns 16,8km ou uns 35 minutos de carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *